O Uso de Drone na Documentação Fotográfica do Quadrilátero Ferrífero
Durante o ano de 2024 foi realizada residência técnica com a apoio do Edital LPG 07/2023 com o objetivo de aprimoramento prático e teórico do uso de drone na documentação fotográfica da paisagem cultural, natural e entrópica da região do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.
Nesta região se cruzam diversas paisagens. Estabelecemos como foco da proposta três delas, que chamamos de Paisagem Cultural, Paisagem Natural e Paisagem Entrópica.
A residência foi realizada em deslocamento por este espaço onde se encontram ao mesmo tempo a maior concentração de minas a céu aberto do mundo (Paisagem Entrópica); o barroco mineiro, as cidades históricas e o museu Inhotim (Paisagem Cultural); e uma multiplicidade de ambientes ainda preservados (Paisagem Natural).
Apresentamos aqui o resultado dessa pesquisa na forma de três ensaios fotográficos onde os três tipos de paisagem se encontram misturados.
As imagens têm o uso liberado e podem ser utilizadas para diversos fins (pesquisa, relatórios, trabalhos escolares, acadêmicos, publicações, entre outros), excetuando o uso comercial e desde que citada a fonte.